Grande parte dos estudantes de engenharia elétrica não tem em sua formação conceitos teóricos e muito menos práticos sobre paralelismo momentâneo.
O Paralelismo Momentâneo é definido como a operação em paralelo de um gerador de uma unidade consumidora com o sistema de distribuição da concessionária, geralmente por um período máximo de até 15 segundos, garantindo a transferência de carga do sistema da concessionária para o gerador ou o retorno desta transferência.
Sistemas com Paralelismo Momentâneo
Muitos estudantes de engenharia elétrica não têm durante sua graduação conceitos sobre o paralelismo momentâneo, muito menos sobre conceitos e prática sobre proteção de um sistema de geração.
As concessionárias definem em suas normas as especificações necessárias para um estudo completo de geração com paralelismo momentâneo.
Estas Normas Técnicas objetiva o fornecimento das diretrizes básicas para elaboração de projeto necessário à interligação entre a rede de distribuição da concessionária e gerador particular de consumidor, com paralelismo momentâneo, visando os aspectos de proteção, operação e segurança.
Proteções Durante o Paralelismo Momentâneo
O Paralelismo Momentâneo, conforme já apresentando, é a conexão em que o sistema dispõe de dispositivos que sincronizam e compatibilizam as grandezas elétricas do gerador com a rede, possibilitando o acoplamento entre as duas fontes de energia.
O acoplamento é feito por um curto período, tempo necessário para que o gerador assuma a carga da instalação alimentada pela rede e desligue o disjuntor de rede. No retorno da alimentação para a concessionária, o processo se repete e ao devolver a carga para a rede, é desligado o disjuntor da geração, sem haver qualquer tipo de interrupção às cargas.
Para projetos de proteção de cabines de MT com Paralelismo Momentâneo, faz-se necessário a habilitação do ajuste direcional de sobrecorrente no estudo de seletividade entre o relé da cabine e o religador automático da concessionária instalado a montante bem como para a sensibilidade para defeitos na rede.
O relé de sobrecorrente direcional (67) deverá ser ajustado em um valor que seja sensível o suficiente para detectar correntes de falta na rede da concessionária.
Uma outra proteção geralmente solicitada pelas concessionárias é relé de medição do ângulo da fase (78), também conhecida como salto vetor. Na ocorrência de uma falta no SEP durante o paralelismo, o sistema deverá desfazer a interligação (desligar o disjuntor de interligação) e isolar a unidade consumidora, antes do primeiro ciclo de religamento do Ra da concessionária.
A proteção direcional de potência (32) também é utilizada para monitorar e limitar o fluxo reverso máximo de potência dos geradores para a rede da concessionária, durante o período de operação em paralelo. Para consumidores que possuem Gd é permitida a exportação de energia para a rede no limite da demanda autorizada de exportação.
Profissionais de Engenharia Elétrica x Projetos de Proteção de sistemas de geração com paralelismo momentâneo
Conhecimentos sobre as funções 32, 67 e 78 bem como sobre geração com paralelismo momentâneo são imprescindíveis para que o profissional da engenharia elétrica possa atuar em projetos de proteção de cabines de MT. Porém, poucos profissionais conhecem sobre estes temas.
Um dos motivos dessa grande dificuldade entre os profissionais da engenharia elétrica se dá por este tema não ser contemplado nas disciplinas da maioria dos cursos de graduação de engenharia elétrica. Também há poucos cursos de pós-graduação ou de aperfeiçoamento disponíveis no mercado.
Um mercado para especialistas
O nível de empregabilidade do engenheiro eletricista especialista em Proteção do sistema elétrico é alto diante de uma demanda crescente tanto na indústria quanto no setor de distribuição de energia.
Logo, o conhecimento sobre Paralelismo Momentâneo e Proteção de cabines de MT são diferenciais na carreira destes profissionais, proporcionando vantagem competitiva, além de ter impacto na remuneração e na progressão de sua carreira.
Por essas razões, os módulos do curso de Curto-circuito e Seletividade de Proteção em Cabines de Média Tensão da PROENGE são oportunidades para quem deseja se aprofundar nesse conteúdo. Os profissionais que melhor dominam as demandas nessa área saem na frente neste mercado competitivo.
Quer saber mais sobre esses cursos? Clique aqui.
Excelente abordagem